você sabe o que é um
Junk Journal?
Jour, em francês, significa dia.
Journal, em inglês, significa diário.
Junk Journal é um diário gráfico que agrega uma variedade de folhas de papel que o artista possui, como: envelope, pôsteres, material de escritório, mapas, catálogos de museus e outros impressos e lembranças.
O diário é uma prática antiga onde muitos escritores e artistas registram suas viagens, esboços e outras curiosidades.



A prática do journaling desperta a criatividade em exercícios despretensiosos como a intuição, experimentando livremente técnicas diversas e sobreposições para organizar e traduzir visualmente uma ideia.
Alguns dos diários gráficos de Pati Peccin vêm deste conceito, cadernos com uma variedade de folhas coletadas pela artista. Este processo originou o projeto “Enciclopédia da Vida Privada” em parceria com Aleph. Contemplado pelo edital SCulturaemSuaCasa, pela Fundação Catarinense de Cultura, 2020, o casal partilhou a construção de um Junk Journal em um vídeo. Em 2021, o casal foi convidado para ministrar a oficina virtual Caderno de Aritsta, produzida pelo Dito Efeito Literário é um Projeto de Extensão Udesc que aborda efeito crítico, reflexivo e emocional da literatura.
A Oficina de Encadernação e Junk Journal ministrada por ambos, aconteceu na Sala de Gravura – Prédio de Artes Visuais (DAV, UDESC em 2023. Uma realização Programa de extensão Ações Poéticas, Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas (UDESC/CNPq) com recursos da PAEX.